
ARGUMENTO
"Mares do Sul" se propõe a resgatar a história do surfe de ondas grandes no sul do Santa Catarina e registrar a cena atual de big riders que se dedicam a surfar as maiores ondas deste litoral.
Com o desbravamento do litoral sul de Santa Catarina no início dos anos 70, as volumosas ondas da praia da Vila em Imbituba, e do Cardoso no Farol de Santa Marta tornaram-se ícones do surfe de ondas grandes no Brasil, atraindo muitos surfistas e turistas de todo o Brasil para este litoral quase intocado.
A partir do final dos anos 90, o surgimento do surfe rebocado (tow-in) impulsionou a descoberta de lajes como a Laje da Jagua em Jaguaruna, fomentando o surgimento de uma comunidade crescente de surfistas exploradores, dedicados a encontrar novas e potentes ondas fora da costa.
Ao longo da últimas décadas, a evolução dos equipamentos ampliou os horizontes e promoveu a volta do surfe de remada como opção para encarar ondas gigantes. Um progresso que pode ser acompanhado a cada nova forte ondulação, com os surfistas visitando a Rota do Big Surf e estendendo os limites do surfe nos principais picos e lajes da região.


PERSONAGENS
Reunindo alguns dos big riders mais dedicados do sul do Brasil na atualidade, o grupo de surfistas conhecidos como Jagua Boys, que inclui os surfistas Thiago Jacaré, André Paulista, Fabiano Tissot e João Capilé, irá funcionar como fio condutor dos episódios na busca pelas maiores ondas do litoral de Santa Catarina.
A eles irão se juntar surfistas de ondas grandes pioneiros de cada pico, como Paulo Sefton, Bento Xavier, Roberto Perdigão e Arno Philippi, além da nova gerações de surfistas locais, e surfistas profissionais de renome como Rodrigo “Monster” Resende, Carlos Burle, Fabio Gouveia, Raphael Becker, Rodrigo “Pedra” Dornelles, entre outros.
Depoimentos de moradores nativos, bem como fotógrafos, oceanógrafos e biólogos, complementam a relação de entrevistados que irão compor o conteúdo documental.
OBJETIVOS
A partir da produção de um documentário/série resgatar a história do surfe de ondas grandes nos municípios de Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna no sul de Santa Catarina e documentar as grandes ondulações neste litoral, registrando depoimentos, imagens de ação e paisagens de grande impacto visual.
Utilizar uma narrativa de abordagem realista, com depoimentos captados durante as cenas de ação, amplificando a emoção dos momentos exibidos e registrando as carcacterísticas culturais e a vida cotidiana deste trecho de litoral.
Promover um resgate histórico e cultural do surfe na região a partir de depoimentos e imagens de acervo, aliado a explicações sobre a geologia e geografia do litoral, oferecendo um rico conteúdo visual e informativo.