top of page

ARGUMENTO

A série Mares do Sul se propõe a resgatar a história do surfe de ondas grandes no sul do Brasil e a registrar a cena atual de big riders que se dedicam a surfar as maiores ondas deste litoral.

Com o desbravamento do litoral sul de Santa Catarina no início dos anos 70, as volumosas ondas da praia da Vila em Imbituba, e do Cardoso no Farol de Santa Marta tornaram-se ícones do surfe de ondas grandes no Brasil, atraindo cariocas e gaúchos para este litoral quase intocado.

​

A partir do final dos anos 90, o advento do surfe rebocado (tow-in) impulsionou a descoberta de lajes como a Ilha do Lobos em Torres (RS) e a Laje da Jagua em Jaguaruna, fomentando o surgimento de uma comunidade unida e engajada de surfistas exploradores, dedicados a encontrar novas e potentes ondas fora da costa.

​

Ao longo da última década, a evolução dos equipamentos ampliou os horizontes e promoveu a volta do surfe de remada como opção para encarar ondas gigantes. Um progresso que pode ser acompanhado a cada nova forte ondulação, com os surfistas estendendo os limites do surfe nos principais picos e lajes da região.

​

​

Argumento
Objetivos
Personagens

PERSONAGENS

Reunindo alguns dos big riders mais dedicados do sul do Brasil na atualidade, o grupo de surfistas da Associação de Tow-In de Jaguaruna (ATOW-INJ), que inclui surfistas como Thiago Jacaré, Fabiano Tissot, João Capilé, André Paulista e João Baiuka irá funcionar como fio condutor dos episódios.

A eles irão se juntar surfistas de ondas grandes pioneiros de cada pico, como Paulo Sefton, Roberto Perdigão, Arno Philippi, além da nova gerações de surfistas locais e convidados de peso, como os surfistas profissionais Rodrigo “Monster” Resende, Carlos Burle, Fabio Gouveia, Raphael Becker, Rodrigo “Pedra” Dornelles, entre outros.

OBJETIVOS

Documentar as grandes ondulações no sul do Brasil, registrando paisagens de grande impacto visual, ainda pouco exploradas em documentários de surfe.

Utilizar uma narrativa de abordagem realista, com depoimentos captados durante as cenas de ação, amplificando a emoção dos momentos exibidos. 

​

Promover um resgate histórico e cultural do surfe na região, aliado a explicações sobre a geologia e geografia do litoral, oferecendo um rico conteúdo informativo. 

bottom of page